CSG promove campanha educativa sobre o free flow
A um mês do início da operação do primeiro pórtico de pedágio free flow (fluxo livre, em português), a Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) vem desenvolvendo um conjunto de iniciativas de conscientização junto à população sobre como funcionará o sistema de cobrança, seus benefícios e formas de pagamento.
Responsável pela administração de seis rodovias do Rio Grande do Sul, entre a Serra Gaúcha e o Vale do Caí, a CSG aplicará a tecnologia inédita no Estado, garantindo o fim das barreiras físicas. A cobrança automática e de livre passagem, sem cancelas, será realizada através da etiqueta eletrônica (tag) dos veículos ou pela leitura das placas e posterior pagamento no aplicativo da Concessionária.
Desde o mês de setembro, uma equipe da CSG tem se reunido com famílias de comunidades próximas aos locais em que serão instalados os pórticos. Até o momento, cerca de 10 encontros foram realizados nas cidades de Antônio Prado, Ipê, Carlos Barbosa, Farroupilha, Capela de Santana e São Sebastião do Caí. Entre os meses de novembro e dezembro, ainda serão promovidos bate-papos nos demais municípios que atravessam as rodovias. Durante as rodas de conversa, diversas informações quanto à instalação, funcionamento e cobrança são compartilhadas com os participantes. O momento também é uma excelente oportunidade para esclarecer outras dúvidas sobre o free flow e quanto à concessão das estradas estaduais.
Uma segunda ação educativa ocorre por meio de ações de marketing. Outdoors espalhados ao longo das rodovias e veiculações em mídias on e off-line ajudam a disseminar as informações sobre o novo sistema que entrará em operação. Esclarecimentos serão anunciados, postados e divulgados ao longo dos próximos meses a fim de que sejam sanadas as dúvidas até a implementação dos seis pórticos.
Paulo Negreiros, diretor-executivo da CSG, destaca que a campanha tem como objetivo a total transparência e fornecimento de informações quanto ao novo sistema.
“Estamos investindo em diversas formas de esclarecimentos, tanto nas mídias tradicionais como nas digitais, para atingir o maior número de pessoas. Além disso, o corpo a corpo é fundamental para sanar dúvidas mais profundas. Não estamos medindo esforços para chegar às comunidades, especialmente nas cidades que receberão o sistema”, aponta.
Como funcionará o free flow
O modelo inédito no Rio Grande do Sul foi autorizado no Brasil pela Lei 14.157/2021 e anunciado pelo Governo do Estado e pela CSG no dia 17 de agosto de 2023.
A recomendação é que os veículos estejam com a etiqueta eletrônica de cobrança (tag) previamente instalada no para-brisa para que o valor seja faturado automaticamente, facilitando, dessa forma, o débito da tarifa do pedágio. Empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Move Mais e Taggy, assim como instituições financeiras, entre elas Banrisul, Sicredi e Itaú disponibilizam este serviço por meio dos seus sites e aplicativos.
Os descontos das tarifas dos pedágios aos motoristas frequentes serão mantidos pela CSG. Os veículos de passeio que utilizarem a tag, além dos 5% já garantidos, poderão chegar, progressivamente, a até 20% de desconto quando passarem pelos mesmos pórticos e sentidos durante um determinado mês.
O condutor que transitar sem a tag terá outras alternativas para fazer o pagamento do valor do pedágio em até 15 dias após a passagem pelos pórticos. De forma digital, será possível efetuar o pagamento por meio do aplicativo e do site da CSG. Já no presencial, poderá realizar o pagamento nos totens das cinco Bases de Serviços Operacionais (BSOs) da concessionária e, em um futuro breve, em estabelecimentos conveniados.
Caso o valor da tarifa não seja quitado em até 15 dias após a passagem pelo free flow, o proprietário do veículo ficará sujeito a uma multa por evasão de pedágio, que acarreta no pagamento de R$ 195,23 ao Governo do Estado, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Os sensores localizados nas estruturas dos pórticos do free flow são capazes de identificar a altura, largura e comprimento, além da quantidade de eixos rodantes e suspensos e funcionam até mesmo em situações de baixa visibilidade.
Montagens e operação dos pórticos
A construção das estruturas metálicas dos três primeiros pórticos do free flow, nos km 108,2 e 151,9, da ERS-122, e no km 6,5 da ERS-446, todas na Serra Gaúcha, foram concluídas em setembro, outubro e novembro. No penúltimo mês do ano estão ainda previstas as montagens dos arcos dos três últimos pórticos nas rodovias administradas pela CSG, que estarão no km 45,5 da ERS-122, na Serra, e nos km 30,1 da ERS-240 e km 4,6 ERS-122, no Vale do Caí. O cronograma das obras será definido conforme as condições climáticas.
No primeira quinzena de novembro deve ser finalizada a implementação das câmeras no km 108,2. Ainda no mesmo mês será realizada a fase de testes do sistema e a cobrança das tarifas aos motoristas em dezembro, quando a praça de Flores da Cunha será desativada. O valor de R$ 8,30 será mantido.
Em janeiro está previsto para iniciar as fases dos testes dos demais cinco pórticos. Já as cobranças dos pedágios automáticos só serão realizadas em 1º de fevereiro de 2024. Os valores das tarifas ainda estão em estudo e não foram definidos.
“O free flow oferece vantagens como agilidade, praticidade, cobrança mais justa aos usuários e diminuição da emissão de gases poluentes dos veículos parados. Por conta da estrutura dos pórticos, ainda reduz o impacto ambiental, evitando desapropriações e obras significativas nos locais onde serão instalados os equipamentos”, explica Paulo Negreiros, diretor-executivo da CSG.
Onde estarão os pórticos do free flow e quando iniciam as cobranças*:
- ERS-122 / km 108,2 – Em dezembro/2023
- ERS-122 / km 151,9 – Em fevereiro /2024
- ERS-446 / km 6,5 - Em fevereiro/2024
- ERS-122 / km 45,5 - Em fevereiro /2024
- ERS-240 / km 30,1 - Em fevereiro/2024
- ERS-122 / km 4,6 - Em fevereiro/2024
* A quilometragem das rodovias estão sujeita à alterações
Sobre a concessão da CSG
O conjunto de estradas da CSG representa 271,5 quilômetros de concessão na Serra Gaúcha e no Vale do Caí. Desde fevereiro deste ano, a empresa é responsável pela administração e manutenção de trechos da RSC-453 (km 101,43 ao 121,41), BR-470 (km 220,50 ao 233,50) e RSC-287 (km 0 ao 21,49), além da totalidade da ERS-122 (km 0 ao 168,65), ERS-446 (km 0 ao 14,84) e ERS-240 (km 0 ao 33,58).
O contrato de 30 anos prevê investimentos de mais de R$ 4,6 bilhões na Serra e no Vale do Caí. Entre as benfeitorias estão obras de duplicação de 67% dos trechos (119,46 km), implantação de 59,96 km de terceiras faixas, ampliação da segurança viária e sinalização, atendimento 24 horas e manutenção, entre outras ações.
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Legenda: Campanha promovida pela CSG visa instruir a população sobre o novo sistema de pedágio no Rio Grande do Sul.
Crédito: Divulgação CSG