Consumidores devem investir R$ 1,2 mil na Black Friday, segundo pesquisa da CDL Caxias
Aguardada por boa parte da população, a última sexta-feira de novembro reserva bons descontos para os consumidores. Diante de uma data que tem ganhado cada vez mais adesão do público e de lojistas, a CDL Caxias do Sul promoveu pela sexta vez uma pesquisa prévia para a Black Friday, que neste ano cai no dia 24. A projeção é de que haja um aumento de 17,7% na intenção de compras dos caxienses e de 16,3% no tíquete médio, em comparação a data de 2022. Os consumidores devem adquirir R$ 1.272,01 em produtos.
Como principais bens de desejos, o destaque fica por conta dos móveis e eletrodomésticos (22,9%), seguidos por eletroeletrônicos (22,1%) e vestuário (15,2%).
Do total de entrevistados, 65,6% estão com a expectativa definida como “média” por ofertas interessantes, enquanto 14,9% possuem um “alto” anseio pelas promoções. O desejo de adquirir um produto novo ou melhor do que já possui foi apontado por 34,3% dos moradores, o que demonstra propensão a um gasto maior.
Mais da metade das pessoas ouvidas pela pesquisa (50,5%) pretende gastar mais e, dessas, 28,6% revelaram que se os artigos estão com descontos que valem a pena, estão considerando investir, enquanto 27,3% afirmaram que as mercadorias que querem comprar são mais caras. Outros 18,2% mencionaram que têm maior quantidade de itens para adquirir e 15% afirmaram que economizaram ao longo do ano para investir na Black Friday.
Em função da tendência de compra de objetos com valor maior, o cartão de crédito, pela facilidade de parcelamento, foi eleito como principal meio de pagamento por 35,6%. No entanto, o desembolso por PIX vem crescendo, devido a descontos atrativos. A forma de pagamento passou de 8,1% em 2022 para 19,7% em 2023.
Com base nos dados, Carlos Alberto Cervieri, gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, aponta a expectativa da entidade para um resultado positivo, especialmente pela metade dos ouvintes terem afirmado que querem gastar mais.
“A Black Friday vem se concretizando no calendário do varejo, em um período que antecede o final do ano. Vale a pena o lojista investir em vitrines atrativas, equipes de vendas e estoques. Também é uma boa oportunidade para liquidar os itens que tiveram menos saída durante o ano e se preparar para as vendas de verão”, observa.
Monitoramento de preços
Neste ano, o estudo da CDL Caxias mostra que mais de 90% dos moradores da cidade averiguam produtos e preços antes de comprar. Desses, 80,9% já estão monitorando os preços e 19,1% começariam a acompanhar nas proximidades da data.
Os canais diretos das lojas foram indicados por 32,5% como os mais utilizados para pesquisar ou para receber informações. Na sequência vem os sites de buscas (24,2%) e dos próprios estabelecimentos (18,8%). A sondagem no Instagram foi apontada por 10,5%, o dobro em relação ao ano passado. Em compensação, houve queda nas buscas por meio do Facebook e cartazes e folhetos.
A pesquisa da entidade ainda registrou redução de quem disse que iria deixar para a véspera ou no dia para pesquisar os produtos e preços (10%) e aumento nos índices de quem acompanharia os valores 15 dias antes (32,1%) ou na semana da data (28,7%).
O gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias avalia que a maneira como o consumidor se informa vem mudando e, diante disso, o lojista precisa estar atento para acompanhar as transformações.
“As pessoas estão pesquisando mais e se preparando para a data, o que demonstra a importância dela para o varejo. Por isso, os empresários devem estar preparados, com boas estratégias de marketing para as suas ações e também com preços verdadeiramente atrativos para esse período tão aguardado pela comunidade”, afirma Cervieri.
Quem não vai comprar
A falta de dinheiro foi o argumento de 37,1% daqueles que disseram que não comprarão durante a Black Friday. Outros 23% declararam que não acreditam nas promoções ou descontos, seguido por 20,9%, que não estão precisando de nada, e 19%, que têm outras prioridades.
No entanto, esse grupo, quando questionado se algo fosse feito pelos lojistas, 23,2% deles disseram que promoções e descontos atrativos motivariam a ida às compras. Já a facilidade de pagamento é avaliada por 2,8% como interessante.
Quando questionados se acreditam nas promoções, 61,5% deles declararam que não. O executivo da CDL Caxias destaca que esse feedback é importante aos lojistas, para que possam divulgar de maneira mais clara as ofertas.
Ainda do grupo que pretende gastar menos na Black Friday, 33,9% declararam que é por corte de gastos e 28,6% por não estarem precisando de muita coisa. Outros 19,6% disseram que as mercadorias estão mais caras e não querem gastar um valor maior.
Loja física x online
Cerca de 70% dos entrevistados pela CDL Caxias afirmaram que fazem compras pela internet. Com relação ao local de escolha para a Black Friday, do total de participantes, o comércio virtual de outras cidades teve grande aumento, passando de 3,2% para 16,2%. Os supermercados também tiveram incremento, apesar da tímida participação de 2,5%.
Os principais fatores apontados para aquisição na internet são preço (26,6%), frete grátis (21,5%), reputação da empresa (16,9%), prazo de entrega (10,8%), segurança do canal ou do marketplace (8,5%), prazo de pagamento (8,0%) e cashback (7,7%).
Apesar de ainda representarem mais da metade das escolhas, neste ano a procura de produtos em estabelecimentos do Centro e dos bairros deve ter uma redução de cerca de 10% e 40%, respectivamente, em comparação a pesquisa de 2022.
Para a escolha do local, os consumidores levam em conta, principalmente, o atendimento (atenção, explicações e ajuda para escolher), com 36,8% das respostas. A diversidade e qualidade dos produtos é levada em consideração por 34,3% e os preços, descontos e pagamentos por 14,5%.
“Isso demonstra como o consumidor está atento e pensando em outros fatores, como a qualidade na hora da compra”, completa Cervieri.
Questionados se o comércio eletrônico substituirá a experiência de compra em uma loja física, a maioria não acredita nessa mudança. Para 37,2% o físico possui mais atrativos e outros 33,6% disseram que trocam apenas em alguns itens ou em situações, como é o caso da Black Friday.
“Temos uma expectativa de um resultado positivo para a data. As pessoas estão monitorando os preços e muitas delas comprarão se estiver valendo a pena, caso contrário, podem não adquirir”, finaliza o gerente Administrativo Financeiro.
Sobre a pesquisa da CDL Caxias
A Pesquisa de Intenção de Compras da CDL Caxias do Sul foi realizada com 816 moradores de diferentes pontos da cidade, entre os dias 31 de outubro e 04 de novembro. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos. O estudo pode ser acessado na íntegra em blog.cdlcaxias.com.br.
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Legenda: CDL Caxias estima aumento de 16,3% no tíquete médio, com investimento de R$ 1,2 mil em produtos da Black Friday.
Crédito: Alencar Turella/CDL Caxias