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Pesquisa da CDL Caxias revela estabilidade nas compras de Natal

Pesquisa da CDL Caxias revela estabilidade nas compras de Natal

Entre os produtos mais elencados pelos entrevistados estão os brinquedos (31,6%) e artigos de vestuário (25,6%). Na sequência aparecem os eletroeletrônicos e eletrodomésticos (11,3%), calçados (7,9%), higiene e beleza (4,9%), bebidas e chocolates (4,3%), joias e relógios (3,9%) e utensílios domésticos (1,9%). A média de produtos a serem comprados é de 3,4 por cliente.

Segundo o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias do Sul, Carlos Alberto Cervieri, nesse ano houve queda no interesse por vestuário, calçados, higiene e beleza, bebidas e alimentos e aumento na procura de brinquedos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos e joias e relógios.

“Acreditamos que essa mudança aconteça pelo interesse na diversificação dos presentes, ou seja, proporcionar algo diferente para familiares e amigos”, observa.

Para 80,2% das pessoas ouvidas, as lojas decoradas aumentam a vontade de entrar e conferir os produtos. O clima em torno da data também influencia 95,4% das pessoas a comprarem mais presentes, em especial para familiares (42%) ou gastarem mais (34,8%).

Ainda de acordo com o estudo da CDL Caxias, a preferência é por lojas de rua no Centro (52,4%), lojas de shopping vem na sequência (20,2%) e lojas de bairros (14,1%), em busca de presentes para filhos/enteados (25,2%), companheiro (19,8%), pais (15,8%), sobrinhos (6,9%) e até mesmo para si (6,7%).

Do total, 52,8% apontaram que fazem compras pela internet e que esses consideram fatores como preço (32,9%), reputação da empresa (20,2%), segurança do canal ou do marketplace (19,2%), prazo de entrega (14,8%), frete grátis (10,4%) e cashback (2,5%).

49% preferem ir às compras no sábado

Entre os dias da semana em que os consumidores preferem ir às compras para o Natal, o sábado é apontado por 49% dos participantes da pesquisa da CDL Caxias. Outros 48,7% devem adquirir os itens de segunda a sexta-feira e 2,3% no domingo. 

Quanto ao período de compra dos presentes, foi registrado aumento das pessoas que pretendem buscar os produtos 15 dias antes (35,8%) e redução de uma semana antes (18,8%). No entanto, também houve aumento de quem admitiu que irá comprar os mimos na véspera ou até mesmo no dia (12,6%).

Cervieri reforça a importância dos comerciantes se prepararem para o aumento na movimentação às vésperas da principal data para o varejo no ano. 
“Estender o horário de funcionamento sempre é um atrativo e uma forma de se diferenciar dos concorrentes, portanto, é fundamental que os lojistas procurem formas de serem competitivos, seja por meio de bons produtos, preços convidativos e bom atendimento. É fato que o cenário econômico influencia na decisão de compra, e as pessoas estão mais atentas aos preços e produtos”, conclui o executivo da CDL Caxias. 

82,7% já sabem o que presentear

Os dados levantados pelo Núcleo de Informações da entidade apontam que dos 56,5% dos entrevistados que pretendem adquirir presentes e dos 4,2% que talvez presentearão neste Natal, 82,7% já sabem o que comprar. Pouco mais de 54% também afirmaram que procuram o que os presenteados pedem e outros 27,3% concordam em alguns casos com as sugestões.

Ainda de acordo com a pesquisa da CDL Caxias, 44,8%, dos participantes apontaram que o valor a ser gasto neste ano será maior em comparação ao do ano passado. Desses, 42,9% pretendem comprar um presente melhor, enquanto 26,6% têm mais produtos para adquirir. Para 11,8% os itens serão mais caros, enquanto que 9,4% admitiram gastar mais influenciados pelo 13º salário. Outros 5,9% afirmaram ter neste ano um melhor salário/renda e 3,4% o pagamento facilitado com parcelamento.

Na contramão, 11,1% disseram que gastarão menos e, desses, 48,8% avaliaram que os produtos estão mais caros e não querem comprometer o orçamento. Para 27,9% a necessidade de cortar gastos é motivo que leva ao menor investimento em presentes, 11,6% estão desempregados ou tiveram redução de renda, 7% não querem se endividar e 4,7% afirmaram que já estão com débitos na praça.

PIX se destaca como meio de pagamento preferido

O estudo da CDL Caxias identificou a consolidação do PIX como um meio de pagamento preferido neste Natal, apontado por 23,2% dos entrevistados e um crescimento mais do que o dobro do registrado em 2022. O cartão de crédito foi outra opção com elevação de 32,1% na comparação ao ano passado e apontado por 28,4% das pessoas.

No sentido oposto, foram registradas reduções em outras formas de quitação: o uso de dinheiro apresentou queda de 24,5% em comparação a 2022 e poderá ser uma opção para 34,8% neste ano. Já o cartão de débito registrou baixa de 46,8% e poderá ser a escolha de 11,3% dos entrevistados em 2023.

Sobre a pesquisa

A Pesquisa de Intenção de Compras da CDL Caxias foi realizada com 549 moradores de diferentes pontos da cidade, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos. O levantamento completo pode ser acessado, na íntegra, em blog.cdlcaxias.com.br.

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Legenda:
31,6% dos entrevistados pela CDL Caxias disseram que vão adquirir brinquedos para presentear no Natal

Crédito: Alencar Turella/CDL Caxias

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