Complexo especializado em saúde mental completa dois anos na Serra Gaúcha e planeja expansão em 2025
Com 22 anos de carreira, a médica psiquiatra Dra. Verônica Jordani colocou sua veia empreendedora à prova. Há dois anos, ela abriu as portas de um complexo integrativo em saúde mental, em Caxias do Sul, que atende diferentes transtornos psiquiátricos e de neurodesenvolvimento. O aumento progressivo de novos casos e pacientes, que já atinge na clínica 8 mil horas mensais de cuidados e que conta com o envolvimento de 120 profissionais, demandou o reposicionamento da marca, que passa a se chamar Jordani Mental Care.
Junto com a novidade, projetos inéditos começam também a sair do papel, entre eles a inauguração no segundo semestre deste ano, do Complexo de Neurodesenvolvimento Infanto-Juvenil. Para 2025, os planos são ainda mais audaciosos, com a expansão em rede da marca para fora da cidade.
O complexo de saúde Jordani Mental Care é formado pela clínica, que realiza 600 consultas/mês, e um núcleo de terapias especiais, que, até o momento promove o atendimento tanto em ambiente escolar como residencial, e a partir de setembro ganhará um espaço exclusivo para suporte desse público. Atualmente, são acolhidos 4 mil pacientes da região com casos de ansiedade, depressão, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), a identificação de superdotação e outros.
Dra. Verônica destaca que a proposta da Jordani Mental Care é um atendimento integrado e de acolhimento durante todo o tratamento. Cada caso é cuidado de forma personalizada e com protocolos específicos.
“Nosso trabalho conta com o suporte de uma equipe qualificada, habilitada e sempre disponível a ajudar. Eu sempre digo que nós não desistimos do paciente. Enquanto ele estiver conosco, sempre será assistido. Iniciamos pela consulta, mas dependendo de cada caso fazemos um acompanhamento bem próximo até o retorno, uma verdadeira central de cuidados”, explica a médica psiquiatra.
A prova do bom trabalho desenvolvido nos últimos dois anos também pode ser comprovada no crescimento dos negócios. Apenas no primeiro semestre deste ano, o complexo de saúde cresceu 112% em faturamento.
Equipe qualificada com cerca de 30 especialistas
Mensalmente, bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos são atendidos por uma equipe multidisciplinar e integrada, altamente qualificada. O grupo é composto por médicos psiquiatras adulto e infantil, médico pós-graduado em psiquiatria, médica de medicina integrativa e da família e pediatra especializada em neurodesenvolvimento.
A equipe conta ainda com ginecologista especialista em naprotecnologia, psicólogas com atuação em diversas áreas, como terapia de casal, Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), Terapia do Esquema, Análise do Comportamento Aplicado (ABA), reabilitação neuropsicológica, neurociência e terapia infantil e do adolescente. Neuropsicóloga focada em neuropsicologia e reabilitação cognitiva, neuropsicopedagoga especializada em neurociências do autismo e da alfabetização e terapeuta ocupacional completam o time de especialistas.
O grupo de trabalho é formado também por nutricionista especialista em medicina integrativa e suplementação, nutricionista especialista em Análise do Comportamento Aplicado (ABA), enfermeira especialista em Análise do Comportamento Aplicado (ABA), neuropsicologia e TEA e enfermeira especialista em gestão clínica.
Novos projetos
Atualmente, a Jordani Mental Care atende 120 pacientes autistas e outros 20 superdotados. Para isso, uma equipe formada de 100 profissionais com experiência em terapias especiais promove os atendimentos em ambiente escolar ou residencial.
A psiquiatra Dra. Verônica Jordani destaca que 70% dos encaminhamentos são realizados por escolas, o que demonstra a importância de um olhar atento no comportamento diário, especialmente de crianças e adolescentes. Devido à crescente demanda, a partir desse segundo semestre será inaugurado o Complexo de Neurodesenvolvimento Infanto-Juvenil, na região central de Caxias do Sul, com capacidade para 400 atendimentos mensais.
“Estamos planejando a abertura em setembro. Será um espaço amplo, com toda a estrutura necessária para diagnóstico e atendimento de uma ampla variedade de transtornos infanto-juvenil. As intervenções terapêuticas nas primeiras fases da vida são imprescindíveis para melhora da qualidade de vida dos pacientes, aumento da autonomia e ajustes no cotidiano”, explica.
A partir de 2025, a Jordani Mental Care propagará seu trabalho especializado com o licenciamento de profissionais no Rio Grande do Sul e em diversas outras regiões do Brasil. Com isso, a expectativa é que, no próximo ano, os atendimentos possam ser triplicados. Regido pela central de cuidados, profissionais de qualquer região do Brasil poderão integrar a equipe, tanto em formato online quanto em consultório, nas áreas de psiquiatria e psicologia.
“Faremos toda a facilitação, focando na formação do profissional interessado, desde orientações de agenda, encaminhamentos, laudos, receitas, gestão de finanças e administrativo, assim como nos cuidados necessários para o paciente como a solicitação de exames, dúvidas e urgências”, explica a médica psiquiatra.
FOTO
Legenda: Apenas no primeiro semestre deste ano, o complexo de saúde cresceu 112% em faturamento