Governos do PR, RJ e MG conhecem a tecnologia free flow implementada de forma inédita em rodovias estaduais
A CSG estreou, nesta sexta-feira (1º), o programa de Visitação Técnica para apresentar o funcionamento do pedágio free flow. A concessionária recebeu comitivas dos governos dos estados do Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O encontro também contou com a presença do secretário estadual de Parcerias e Concessões do Rio Grande do Sul, Pedro Capeluppi, e do secretário adjunto, Gabriel Fajardo. A agenda ocorreu em razão do evento Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que está sendo realizado até sábado (2), em Porto Alegre (RS).
Para apresentar ao grupo de 15 pessoas a tecnologia implementada de forma inédita em rodovias do Rio Grande do Sul, estiveram presentes o diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres, engenheiros e demais profissionais envolvidos com a instalação. Com a entrada em operação do primeiro pórtico em Antônio Prado (ERS-122 km 108,2) em dezembro do ano passado, e o funcionamento dos demais pontos em breve, a CSG será a única concessionária do Brasil a ter todos os trechos da cobertura com pedágio free flow.
A visitação técnica teve início no pórtico localizado no km 6,5 da ERS-446, em Carlos Barbosa, onde conferiram toda a estrutura instalada, a sala técnica e o funcionamento da tecnologia, que está em fase de testes e deve ser implementada neste mês.
Posteriormente, eles conheceram a Base de Atendimento ao Cliente de Farroupilha (km 118 da RSC-453), onde também está instalado o Centro de Controle de Operações (CCO) da CSG. No local são realizados, simultaneamente, os monitoramentos, controles e gerenciamentos de todas as vias da concessão. Na sequência, a comitiva seguiu para uma reunião de apresentação detalhada sobre o modelo.
A CSG é responsável pelos seis únicos pórticos de pedágio free flow no estado gaúcho. As estruturas estão instaladas em Antônio Prado (ERS-122 km 108,2), já em operação, além de outros cinco, em Capela de Santana (ERS-240 km 30,1), São Sebastião do Caí (ERS-122 km 4,6), Ipê (ERS-122 km 151,9), Farroupilha (ERS-122 km 45,5) e Carlos Barbosa (ERS-446 km 6,5), que estão em fase de testes e que devem começar a cobrança após aprovação da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs).
“Essa visita é muito salutar. Como fomos a primeira concessão estadual a ter o free flow instalado e em funcionamento, tudo o que passamos serve de exemplo e até mesmo pode facilitar a implementação em outros estados. O sucesso que estamos obtendo com o free flow é resultado da sinergia entre a CSG e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Parcerias e Concessões do Rio Grande do Sul. Esse projeto foi desenvolvido em parceria, sempre de maneira muito clara e objetiva. Assim, quanto mais pudermos proliferar as informações sobre este modelo, com as possíveis dificuldades e êxitos, estamos ajudando o free flow a se espalhar pelo Brasil. Desta forma os clientes também passam a ter mais familiaridade com o sistema, fazendo parte do dia a dia da população. O que a gente espera é que, em breve, esse ineditismo seja superado e que o free flow se torne comum em todo o país”, avaliou o diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres.
Assim como no Rio Grande do Sul, o estado de Minas Gerais iniciará a implantação, em caráter experimental, do pedágio free flow na rodovia MG-459, que liga Ouro Fino a Monte Sião.
As comitivas recebidas pela CSG era composta pelas equipes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra/MG), Superintendência de Concessões e Parcerias do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Planejamento do Governo do Paraná (SEPL/PR) e a Secretaria de Parcerias e Concessões do Estado do Rio Grande do Sul (SEPAR/RS).
Pedágio free flow é case de sucesso
O pedágio free flow, tecnologia inédita em rodovias estaduais instalada no Rio Grande do Sul pela concessionária CSG, venceu como projeto de maior destaque no prêmio P3C, na categoria Melhor Gestão Pública. A iniciativa reconhece as melhores práticas em parcerias público-privadas no país. O governo do Estado do RS recebeu o reconhecimento na última segunda-feira (26), em São Paulo.
Ricardo Peres, diretor-presidente da CSG, ressalta que a premiação é muito representativa e ratifica a dedicação que a companhia tem empenhado em levar qualidade, segurança e melhor fluidez às estradas gaúchas.
“Ficamos felizes que o Prêmio P3C tenha valorizado um projeto inédito em rodovias estaduais no país, construído a muitas mãos, tornando-se, dessa forma, um case de sucesso e exemplo para todo o Brasil”, destaca.
Confira os depoimentos dos secretários de MG e RS
Secretário de Infraestrutura e Mobilidade do Governo do Estado de Minas Gerais, Pedro Bruno Barros de Souza.
“Para nós é uma oportunidade de troca de conhecimento, de aprofundar as informações sobre o modelo de free flow do Rio Grande do Sul. Isso nos inspira a avançar no projeto que estamos desenvolvendo em Minas Gerais, com lições aprendidas no processo até aqui, de um modelo que já é reconhecido pelo sucesso aqui no Sul do país. O grande desafio para a implantação desse modelo é o ineditismo. Por se tratar de algo que é novo, a própria regulação do país precisou evoluir rápido, e o Rio Grande do Sul tem sido uma inspiração para nós. É importante dizer que, na visão do usuário, um dos principais ganhos é o tempo, já que o motorista não precisa parar na praça física. Isso melhora o fluxo, reduz o tempo de deslocamento, traz mais conveniência, mais conforto e mais segurança. Por todos esses motivos é um caminho que queremos trilhar em Minas Gerais.”
Secretário de Parcerias e Concessões do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Pedro Capeluppi:
“Mostramos para as comitivas dos estados o funcionamento na prática do modelo de pedágio free flow. Desde a parte técnica, junto aos pórticos, conhecendo os equipamentos, tirando dúvidas com a concessionária, passando pela base de suporte operacional para mostrar como é a experiência do cliente. Os meios de pagamento disponíveis, o que inclui a alternativa de pagamento na própria base operacional por meio de totem. É importante divulgar o que estamos fazendo aqui no Rio Grande do Sul e que tem sido referência, inclusive sendo premiado pela novidade e pela capacidade de implementação rápida junto à concessionária”.
Sobre a concessão da CSG
O conjunto de estradas da CSG representa 271,5 km de concessão no Vale do Caí e Serra Gaúcha. Desde 1º fevereiro de 2023, a empresa é responsável pela administração e manutenção de trechos da RSC-453 (km 101,43 ao 121,41), BR-470 (km 220,50 ao 233,50) e RSC-287 (km 0 ao 21,49), além da totalidade da ERS-122 (km 0 ao 168,65), ERS-446 (km 0 ao 14,84) e ERS-240 (km 0 ao 33,58). O contrato de 30 anos prevê investimentos de mais de R$ 4,6 bilhões, sendo que cerca de 80% do valor será utilizado nos primeiros 10 anos do contrato. Entre as principais obras previstas para os sete primeiros anos da concessão estão a duplicação de 120 km de rodovias (67% do trecho), 55 km de faixas adicionais (3ª pista), 20 km de vias marginais (estradas paralelas às rodovias principais), 10 km de ciclovias (entre Caxias do Sul e Farroupilha), quatro postos de pesagem, 45 passarelas, 296 novos pontos de ônibus, ampliação da segurança viária e sinalização, atendimento 24 horas de socorro médico e mecânico, manutenção, entre outras ações.