Itens de menor valor e oscilação climática interferem nas vendas e Dia dos Pais tem alta de 2,6% em Caxias do Sul
A expectativa de retomada nas vendas com o Dia dos Pais ficou aquém do esperado pelos lojistas ouvidos pela CDL Caxias, entre os dias 14 e 16 de agosto. Mesmo com o indicativo de que mais pessoas iriam às compras - a pesquisa prévia apontou um índice de 7,2% -, o resultado final foi de um crescimento de apenas 2,6% nas comercializações do comércio do município. Já o ticket médio, de R$ 284,71, foi semelhante ao apurado anteriormente.
A amostragem da entidade identificou que para 37,5% dos entrevistados as negociações foram inferiores na comparação ao ano passado, enquanto que para 34,4% foi melhor e 28,1% igual.
Entre os principais motivos apontados pelos empresários que registraram redução na procura, 28,1% ainda sentem os efeitos das chuvas no RS e 25% alegam a redução do poder aquisitivo da população. Para 18,8% a compra de itens de menor valor interferiu e para 15,6% o Dia dos Pais não é uma data de grande destaque.
Já os estabelecimentos que assinalaram aumento ou equiparação no faturamento em relação ao ano passado acreditam que entre as razões estavam o clima mais frio em alguns momentos (31,8%), a maior divulgação da loja e dos produtos em redes sociais (27,3%) e a data mais próxima do pagamento do salário (13,6%).
Dos negócios entrevistados pela CDL Caxias, 69,7% afirmaram que decoraram o estabelecimento igual aos outros anos, enquanto 18,2% disseram que não enfeitaram e 12,1% decoraram mais do que os anos anteriores. Do total, 56,6% declararam que investiram em anúncios de Dia dos Pais em redes sociais e outros 14,8% em rádio. A divulgação por panfletos foi apontada por 13%, cartazes por 9,3% e TV por 3,7%.
10,3% das vendas foram no digital
A amostragem da CDL Caxias identificou ainda que as vendas no digital representaram 10,3% dos total negócios realizados para o Dia dos Pais. Quase 36% afirmaram que não comercializaram pelas plataformas on-line, porém 30,8% utilizaram o WhatsApp. Outros 17,9% venderam pelo Instagram, 10,3% pelo site próprio e 5,1% por meio do Facebook.
Um quarto dos lojistas (24,4%) informou que a maior procura pelos presentes aconteceu com uma semana de antecedência e 21,9% dos participantes identificou movimento 15 dias antes. Na sexta-feira e no sábado que antecederam a data, 19,5% dos empresários indicaram aumento na demanda, seguido pelo sábado e o próprio domingo de Dia dos Pais (14,6%).
O dinheiro foi o meio mais utilizado para pagamento, segundo 30,7% dos comerciantes, seguido pelo Pix (23,1%), cartão de crédito (21,2%) e cartão de débito (17,3%).
PRODUTOS MAIS VENDIDOS*
Vestuário e calçados
Moletom
Calça
Gravata
Malha
Camisas polo
Carteira
Cinto
Pantufa
Chinelos de pano
Sapatênis
Botas
Tênis
Bebidas e alimentos
Cestas personalizadas e prontas
Tábuas de frios
Vinhos
Cuidados pessoais
Perfumaria
Cuidados para cabelo e barba
Eletrônicos
Barbeador
Cortador de cabelo
Celular
Utensílios domésticos
Linha de copos - bebidas e café
Canecas
Taças
Garrafas de time
Joalheria e ótica
Relógios
Óculos
*A ordem dos segmentos não representa que foram os mais comercializados
FOTOS
Legenda: Vendas para Dia dos Pais ficaram abaixo do esperado pelos lojistas da cidade, conforme amostragem da CDL Caxias
Crédito: Alencar Turella/CDL Caxias, divulgação