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#MComDáVoz: 54% dos consumidores devem fazer compras para o Natal, revela pesquisa da CDL Caxias do Sul

#MComDáVoz: 54% dos consumidores devem fazer compras para o Natal, revela pesquisa da CDL Caxias do Sul

Considerada a principal data comemorativa para o comércio, o Natal deve movimentar o varejo local nos próximos dias. Quase 54% dos caxienses devem ir às compras até o dia 24 de dezembro. Roupas e acessórios (43,18%), brinquedos (26,70%) e calçados (9,66%) devem fazer parte do investimento de R$ 475,22 previsto para a média de quatro presentes que os consumidores afirmaram adquirir para a data. É o que aponta a Pesquisa de Intenção de Compras da CDL Caxias do Sul, promovida há três edições pelo Núcleo de Informações da entidade. Neste ano, a projeção é que haja retração de, aproximadamente, 13,50% nas compras para o Natal, assim como uma leve redução no ticket médio de R$ 10,50, em comparação a 2019. A amostragem foi realizada de 4 a 11 de dezembro, e pode ser acessada na íntegra em blog.cdlcaxias.com.br.

O coronavírus é o que impacta de forma mais contundente os consumidores que disseram que não farão compras para o Natal. Dos 46,35% entrevistados que alegaram que não irão presentear na data, 30,51% afirmaram que é por conta da Covid-19. Outros 38% disseram que irão priorizar outras coisas e 18,64% por estarem sem dinheiro ou crédito.

“O Natal de 2020 tende a ser mais tímido que o anterior. Entre os motivos para esse resultado ligeiramente inferior está o momento atual: ambiente de tensão por conta do aumento dos casos infectados e ocupações hospitalares, e a dúvida de como será a data, se poderá se reunir com a família ou se poderá viajar, por exemplo. Estes fatores influenciam no desempenho”, aponta o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias do Sul, Carlos Alberto Cervieri.

O executivo explica que, em função da pandemia, muitos consumidores estão em dúvida do que comprar para a data, por conta da falta da garantia de como serão as festividades de final de ano, já que a maior parte dos presentes serão para filhos e enteados (27,91%), companheiro (26,28%), pais (13,49%) e netos (7,6%):

“Um número que chamou bastante atenção foi a quantidade de entrevistados que se mostraram indecisos sobre o que adquirir para o Natal. No ano passado, apenas 17% dos consumidores estavam em dúvida. Neste ano, esse número aumentou para 53%. Isso, para o varejo é importante, porque pode se converter em oportunidades de negociar o produto na hora, na própria loja ou através de um canal digital. Porém, esse número de indecisos também pode caracterizar não só sobre a dúvida do que presentar, mas também sobre a data, de como será celebrada neste ano”, sinaliza Cervieri.

Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, 77% das pessoas ainda preferem comprar em estabelecimentos físicos. Por isso, é importante que os lojistas e consumidores reforcem os cuidados, evitem aglomerações e atentem para o uso de máscara. 

“E para o público, pedimos que apenas uma pessoa por família vá às compras, evitando a circulação desnecessária", reforça o gerente da CDL Caxias.

A pesquisa identificou que as compras com cartão de crédito devem aumentar 11% em relação ao ano passado, assim como as com débito, que devem crescer em 12%. O pagamento em dinheiro, que em 2019 representava 57,5%, pode cair para 40,69%.

“Já observamos uma tendência na redução por pagamento de dinheiro. Ele ainda é o preferido, mas, cada vez mais, vem aumentando os pagamentos em cartões de crédito e débito, que tendem a ultrapassar o dinheiro no próximo ano. Isso é um indicador muito positivo, porque mostra que a gente está retomando a economia. Quando a economia vai mal, as pessoas perdem crédito, não têm mais cartão com limite bom, ficam inadimplentes. Além disso, o levantamento mostra que os consumidores estão mais confiantes no que está para vir, pois as pessoas não vão se endividar se não acharem que têm capacidade para pagar essa dívida”, explica Cervieri.

A pesquisa de intenção de compras da CDL Caxias foi realizada com 384 moradores de diferentes pontos de Caxias do Sul. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos.

Destaques da pesquisa:
• 53,65% devem presentear neste Natal (em 2019 eram 62%% e, em 2018, 79,49%);
• 27,91% dos presentes serão destinados aos filhos/enteados, seguido de companheiro (26,28%) e de pais (13,49%);
• 88% dos consumidores vão adquirir produtos no comércio local, seja ele físico ou digital;
• O ticket médio deve ser de R$ 475,22 por pessoa (em 2019 foi R$ 485,73 e, em 2018, R$ 390,34);
• Roupas e acessórios (43,18%), brinquedos (26,70%) e calçados (9,66%) serão os itens mais procurados;
• 53,20% dos consumidores ainda não sabem o que comprar para a data;
• 40,69% devem comprar na semana do Natal (21 a 24 de dezembro) e 10,29% na véspera ou no dia;
• 40,69% dos consumidores pretendem pagar em dinheiro, 32,84% no cartão de crédito e 23,53% no cartão de débito. Em 2019, as mesmas formas de pagamento representavam 57,5%, 21,7% e 11,4%, respectivamente;
• Entre os fatores que ajudam na decisão de compra estão o atendimento (31,12%), os produtos de qualidade (15,66%) e a identificação clara dos preços (11,15%);
• Para 66,34% dos entrevistados, as decorações natalinas são vistas como importantes para a celebração da data. As decorações em lojas ajudam a lembrar que o Natal está chegando para 24,44% deles
• Assim como o clima natalino, que influencia 52,23% dos consumidores na hora de adquirir produtos para os familiares e faz com que 32,59% deles comprem ou gastem mais em mais presentes;
• Para 66,34% dos entrevistados, as decorações natalinas são vistas como importantes para a celebração da data;
• Neste ano, 74,26% não participaram de amigos-secretos.

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Legenda: Maior parte dos presentes serão para filhos e enteados (27,91%), companheiro (26,28%), pais (13,49%) e netos (7,6%).  Crédito: Julio Soares

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