#MComDáVoz: Comércio caxiense registra aumento de 15,2% nas vendas para o Dia dos Pais
As vendas do comércio caxiense para o Dia dos Pais registraram incremento de 15,2% em relação a 2021. Empresários dos segmentos de vestuário, calçados, eletroeletrônicos, bebidas, alimentos, perfumes e cosméticos entrevistados pela CDL disseram que as comercializações foram 58,8% melhores neste ano. Para 23,6%, os negócios foram iguais e para 17,6% piores. A amostragem foi realizada entre os dias 16 e 18 de agosto.
Segundo os participantes, o resultado foi impulsionado pelo aumento do volume de produtos e pelo do tíquete médio, que chegou a R$ 248,23, superando em 3,63% a projeção da pesquisa de intenção de compras da entidade, realizada no fim de julho com os consumidores. A preferência da população continua sendo pelas lojas físicas, mas pouco mais de 8% do total de vendas para a data foram feitas pelos canais digitais.
Dentre os principais motivos sinalizados pelos empresários para a expansão nas comercializações está a retomada da economia, com 47,10% das respostas. Para 23,5% dos lojistas, a maior divulgação de suas lojas nas redes sociais também contribuiu para o índice positivo, além de promoções de produtos e serviços (17,6%).
Para o coordenador de Tecnologia, Informação e Inovação da CDL Caxias do Sul, Cleber Figueredo, o resultado foi uma combinação de fatores atrelados à redução dos indicadores da pandemia.
“Com a melhora da economia, as pessoas ficam mais confiantes, o que faz com que comprem mais. Com o trabalho presencial e o retorno da vida social, os consumidores também buscam novas opções de vestuário, calçados e cuidados pessoais, por exemplo. Da mesma forma, as confraternizações familiares em torno da data comemorativa ainda auxiliam nas vendas do setor de alimentos e bebidas”, explica.
Outro ponto identificado na amostragem foram as promoções combinadas com a chegada da nova coleção, proporcionando mais opções aos clientes e gerando mais facilidade na escolha. O movimento fez com que muitos tenham adquirido uma quantidade maior de peças.
Um melhor atendimento foi prioridade para 41,9% dos empreendimentos que quiseram atrair clientes. Cerca de 32% dos lojistas realizaram promoções e descontos e outros 12,9% facilitaram as condições de pagamento. As principais formas foram dinheiro (46,5%), cartões de crédito (27,9%) e de débito (14%) e PIX (7%). Essas ações ajudaram a conquistar os consumidores indecisos ou que não pretendiam ir às compras.
“Para os empresários que disseram que as comercializações para o Dia dos Pais deste ano foram piores, 54,5% alegaram que foi por conta do aumento nos preços dos itens e outros 18,2% pela alta das temperaturas próxima à data. Quase 30% dos comerciantes ainda afirmaram que, por conta das flexibilizações da pandemia, que no ano passado ainda eram restritas, muitos dos consumidores optaram por fazer passeios ao invés de presentear com produtos”, finaliza o coordenador de Tecnologia, Informação e Inovação da CDL Caxias do Sul.
As compras se concentraram na semana da celebração (42,9%), ou na véspera ou no dia (28,6%). Apenas 19% foram efetivadas nas duas semanas que antecederam a data e 9,5% num período maior que 15 dias.