#MComDáVoz: Feirão Limpa Nome CDL Caxias quer recuperar R$ 1,2 milhão em dívidas
Com 142 mil consumidores cadastrados como inadimplentes na base do SPC Brasil em Caxias do Sul, representando mais de 30% da população economicamente ativa da cidade, a CDL do município quer estimular a renegociação de débitos. Pelo quarto ano consecutivo, a entidade promove o Feirão Limpa Nome CDL Caxias, que busca incentivar o pagamento de pendências e a regularização de crédito dos consumidores através de descontos, abatimento de juros e isenções de multas com as 969 empresas participantes da ação. Neste ano, a expectativa é que sejam realizados 10 mil acordos e recuperados R$ 1,2 milhão por meio da iniciativa, repetindo o desempenho da edição anterior.
O período da campanha, que iniciou nesta semana e segue até 3 de janeiro de 2022, é um estimulo para que a população utilize o 13º salário e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quitar as dívidas. Além do abatimento de juros e isenção de multa, dependendo do tempo da dívida, o consumidor consegue renegociar os passivos com descontos que variam de 10% a 50%. Neste ano, de forma inédita, algumas lojas associadas também estão revertendo 50% do valor da dívida em mercadorias no próprio estabelecimento.
A coordenadora de SPC e Cobrança da CDL Caxias, Rita Pereira, explica que só participam do Feirão Limpa Nome as empresas integrantes à entidade que têm os seus devedores cadastrados no sistema do SPC. O benefício é dado de forma gratuita aos associados. Nesta edição, estão cadastrados 35,9 mil consumidores para desconto, que somam R$ 32,6 milhões em dívidas, nos quase mil estabelecimentos participantes.
“O Feirão Limpa Nome é a oportunidade para que as pessoas comecem o novo ano com as contas em dia. Além dos benefícios da renegociação, a ação dá tranquilidade para que as pessoas regularizem toda sua situação em um único lugar, sem ter que ir em vários estabelecimentos. O espaço do SPC junto à CDL Caxias é um ambiente mais reservado, com mais privacidade na hora da negociação das dívidas. Já para as empresas associadas, além do recebimento dos passivos, o Feirão é a oportunidade de manter o seu cliente, fazendo com que volte a frequentar o empreendimento e a chance de aumentar as vendas”, pontua.
Além do contato da equipe de cobrança da CDL Caxias do Sul, o consumidor que deseja quitar seu débito poderá ir diretamente no balcão de atendimento do SPC, junto à entidade (Rua Sinimbu, 1415, esquina com Alfredo Chaves), das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia. Para as pessoas interessadas em verificar se o seu nome está negativado, também é possível fazer uma consulta gratuita através do aplicativo “SPC Consumidor”, inserindo o CPF.
O perfil dos inadimplentes em Caxias
De acordo com o SPC Brasil, dos 418 mil habitantes de Caxias do Sul estimados pelo IBGE como população economicamente ativa (a partir dos 15 anos), 33,93% tem o nome negativado na base de dados. Em agosto deste ano, dos 142 mil inadimplentes ativos, 54,39% eram homens e 45,61% mulheres. Os bancos concentram 50,32% das dívidas, seguido do comércio (18,05%) e dos serviços de comunicação (13,82%).
De janeiro a agosto de 2021, o valor médio por dívida teve uma redução de 5,51% frente ao mesmo período de 2019, quando não havia a pandemia, passando de R$ 3.819,11 para R$ 3.608,70. Nos primeiros oito meses de 2020, a média também era levemente mais alta que 2021, de R$ 3.661,10. Quando segmentado por sexo, o público masculino tem o valor de dívida 12,70% mais alto que a média da população, com R$ 4.067,13, enquanto as mulheres tem o passivo menor, R$ 3.341,67 (-7,40%).
Só no mês de agosto deste ano, os consumidores negativados no SPC de Caxias estão, em média, com 2,17 dívidas em atraso. Apesar dos valores serem menores (R$2.651,26), o público entre 18 e 29 anos tem a maior quantidade (2,35) de pendências.
“O maior volume de dívidas no público jovem demonstra a falta de conhecimento na área financeira, associado ao consumo e acesso facilitado ao crédito”, pontua a coordenadora de SPC e Cobrança da CDL Caxias, Rita Pereira, defendendo a importância da educação financeira desde a infância.
Os consumidores de 30 a 64 anos têm em média 2,19 dívidas. A faixa etária é responsável pela maior fatia dos devedores de Caxias do Sul (68,40%), a maior quantidade de dívidas em atraso (68,86%) e o maior valor médio por dívida (R$3.863,58). Em agosto, 9,99% dos inadimplentes eram pessoas acima dos 65 anos. Apesar da média de quantidade de dívidas ser menor (1,72) e o grupo representar a menor fatia dos passivos em atraso (7,90%), o valor do débito chega a R$ 3,4 mil.
“De modo geral, entre 18 e 39 anos o consumo aumenta. A população começa a ter despesas com a casa própria, com veículo, a ter filhos, busca se profissionalizar ou até mesmo uma nova graduação. Já acima dos 65 anos, a realidade muda. Com a aposentadoria, muitos são desligados de seus empregos e a renda acaba diminuindo. Além disso, normalmente o custo com a saúde também acaba aumentando entre os idosos”, contextualiza Rita.
4 DICAS PARA NÃO TER DÍVIDAS
1. Coloque no papel ganhos e despesas. Este é o ponto de partida para você conhecer sua situação financeira real. Com base nisso, é possível equilibrar suas contas e entrar no azul.
2. Seja moderado com o gasto supérfluo, escolha gastar com aquilo que é importante para você, e escolha preços melhores ou produtos similares. Pesquise! Mas, se possível, abra mão dos gastos desnecessários até organizar suas contas.
- Reflita sobre as verdadeiras razões que te fazem consumir e evite atitudes de compras impulsivas que te coloquem no vermelho. Elas queimam seus recursos que poderiam ser investidos em coisas realmente de valor como a prestação de uma casa, um carro ou a escola de seu filho.
4. Evite usar cheque-especial e cartão de crédito. Procure pagar suas contas à vista com o dinheiro que tem. Controle os apelos e impulsos de consumo.
Fonte: SPC Brasil/Meu Bolso Feliz (wwww.meubolsofeliz.com.br)
SERVIÇO
4º Feirão Limpa Nome CDL Caxias do Sul
Quando: até 3 de janeiro de 2022
Onde: Palácio do Comércio - SPC Brasil (Rua Sinimbu, 1415, esquina com Alfredo Chaves), junto à CDL Caxias
Horários: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (sem fechar ao meio-dia)
Mais informações: telefone (54) 3209.9977 ou WhatsApp (54) 9.9916.2108
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Legenda: Campanha da CDL Caxias tem 969 empresas associadas participantes, com cadastro de 35,9 mil consumidores para descontos. Dívidas não pagas nestes estabelecimentos chegam a R$ 32,6 milhões.
Crédito: Mirela Barbosa/CDL Caxias