#MComDáVoz: Malharia gaúcha lança primeira franchising do segmento no Brasil
A Ballardin Malhas, que completa 53 anos de fundação neste mês de junho, entra para história como a primeira empresa do setor a apostar no segmento de franchising no Brasil. Com fábrica e showroom em Caxias do Sul, outlet em Farroupilha e mais de 10 mil revendedoras em 600 cidades brasileiras, a companhia gaúcha inova mais uma vez e lança seu projeto de expansão através de franquias exclusivas da marca.
Com investimento que parte de R$ 206 mil, o modelo de negócio oferece opções para estruturas de lojas em rua e de shopping, com prazo de retorno de 33 meses. O projeto vem sendo estruturado há quase um ano e meio.
O grande diferencial das franquias Ballardin Malhas está no estoque 100% consignado, ou seja, a franqueadora entra como uma grande parceira do estabelecimento, apostando junto com o lojista nos produtos. Na prática, isso significa menor investimento inicial, menor necessidade de capital de giro, redução dos riscos, maior flexibilidade para gestão do estoque e peças sempre atualizadas.
“Quando desenvolvemos o estudo de viabilidade, identificamos que uma das principais dores dos empresários do ramo de moda é justamente o estoque, porque as coleções são temporais. O estoque acaba sendo um investimento alto para o lojista, que fica com o dinheiro parado em mercadorias. Foi aí que percebemos que a solução estaria justamente nesta segurança e tranquilidade do produto consignado. O franqueado só vai pagar pelo produto que vender”, revela Franciele Daniel, diretora Comercial da Ballardin Malhas, antecipando que, com as franquias, além das coleções outono/inverno para o público adulto feminino, serão lançadas campanhas de verão para que os lojistas tenham mais competitividade durante todo o ano.
Franciele compõe a 3ª geração da família à frente da empresa, ao lado das irmãs Adriele e Michele Daniel. A Ballardin Malhas também é administrada pelos pais das irmãs, o casal Iraci Ballardin Daniel e Valcir Daniel. A marca foi fundada em junho de 1969 por Edith Zanetti Ballardin e Jaime Ballardin, pais de Iraci.
Pandemia foi o gatilho para a ideia sair do papel
Adriele Daniel, diretora de Marketing da Ballardin Malhas, conta que a franchising sempre foi um sonho da família, especialmente dela e das irmãs. Porém, foi durante a Covid-19 em que identificaram que este era o momento certo.
Há quase um ano e meio, a empresa contratou uma consultoria especializada neste tipo de negócio para encontrar o melhor formato de franquia para os empresários. No processo, foram planejados os modelos, a visibilidade financeira, o projeto arquitetônico exclusivo, o manual de operação, além de assessorias jurídica e de marketing para cada unidade.
“Tornar a Ballardin Malhas em franquia virou um objetivo para nós. Principalmente na pandemia, vimos que tínhamos a chance de crescer de outras maneiras. Vemos esta expansão como uma oportunidade de aproximar a Ballardin do consumidor final e também de visibilidade para a marca. Quisemos inovar, investir em um mercado novo para a empresa”, pontua Adriele, que integra a 3ª geração da família à frente da malharia.
“Queremos crescer aos poucos, sem um projeto de expansão rápida. Queremos dar atenção a cada franqueado, de forma muito personalizada”, acrescenta Michele Daniel, diretora Financeira e Jurídica da Ballardin Malhas.
Novas visões, novos desafios
Além do processo de franchising, as jovens empreendedoras Adriele (22 anos), Michele (33) e Franciele Daniel (33) ampliaram os horizontes da Ballardin, que desde 2006 atuava praticamente de forma exclusiva através do sistema de revenda.
Com a entrada das irmãs na gestão da marca, a empresa passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação. Os tricôs são confeccionados em máquinas sem costura, o que possibilita que a peça saia pronta, garantindo um melhor acabamento e reduzindo os desperdícios.
A nova visão de mercado possibilitou ainda que em 2018 a marca ultrapassasse as fronteiras gaúchas, comercializando as malhas para outros estados do país, como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Espírito Santo, além do Distrito Federal. Em 2020, diante das restrições da pandemia, que impossibilitava que as revendedoras fossem até os clientes, a Ballardin lançou um e-commerce para venda direta ao público final.
Para Adriele, diretora de Marketing da Ballardin Malhas, as franquias não concorrem com os outros modelos de negócio que marca atua, já que o perfil de cliente é diferente dos atendidos através do canal digital ou da revenda, que é feita por meio de microempresários autônomos.
“Vamos estar ainda mais próximos dos consumidores, podendo chegar a todos os perfis de clientes e proporcionar experiências de consumo diferentes. A franquia é mais um canal de compra, onde o consumidor pode escolher um produto e já sair com ele. É diferente da compra on-line, que é preciso aguardar pela entrega do produto. E é diferente também da revendedora, que não é uma loja, mas tem como vantagem a facilidade de levar a Ballardin até o trabalho ou a casa do cliente”, compara Adriele.
“Em nossas franquias, o consumidor terá mais conforto e toda a experiência de uma loja da Ballardin, que até então nunca vivenciou. Os clientes poderão estar mais próximos da nossa família, da nossa história de mais de 50 anos e serão acolhidos em espaços preparados com muito carinho”, complementa a diretora.
Franquias crescem no Brasil
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2021, o faturamento das franquias no Brasil cresceu 10,7% em relação a 2020, passando de R$ 167,187 bilhões para R$ 185,068 bilhões.
No ano passado, houve também um aumento de 9,1% no total de unidades de franquias em comparação a 2020 - pulando de 156.798 operações no país para 170.999 -, e de 6,2% frente a 2019. Com a ampliação, também foram gerados 12,1% a mais de vagas de trabalho. O setor de franquias emprega mais de 1,4 milhões de pessoas no Brasil.
O segmento de moda foi um dos que mais cresceu em 2021, apresentando expansão de 15,2% no faturamento e de 11% no número de unidades.
Para 2022, a ABF projeta bons resultados para o setor de franquias. A expectativa da associação é que haja aumento de 9% em faturamento, de 7% na quantidade de unidades de operação e 5% nos empregos diretos.
Seja um franqueado Ballardin Malhas
Interessados em adquirir uma franquia da Ballardin Malhas devem entrar em contato com a empresa, através do telefone (54) 3212.1083 (departamento comercial), pelo WhatsApp (54) 9.9963.3523 ou pelo e-mail ballardin@ballardinmalhas.com.br.
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Legenda (3D): Ballardin Malhas lança dois modelos de operação, com projetos arquitetônicos para lojas de rua e para estabelecimento em shoppings. // Crédito Arte 3D: Balé Arquitetura Comercial