Blog

#MComDáVoz: Pesquisa da CDL Caxias do Sul aponta crescimento de 17% no número de consumidores que devem ir às compras neste Natal

#MComDáVoz: Pesquisa da CDL Caxias do Sul aponta crescimento de 17% no número de consumidores que devem ir às compras neste Natal

Seis em cada 10 pessoas devem ir às compras neste Natal. É o que aponta a tradicional pesquisa realizada pelo Núcleo de Informações da CDL Caxias do Sul. A data comemorativa mais importante para o varejo deve ter um incremento de 5,7% nas vendas em 2021. O levantamento indicou que, apesar do tíquete médio ficar 7,3% menor que no ano anterior, chegando em R$ 440,57, o número de interessados em adquirir produtos pode aumentar em 17%.

Vestuário (38%), brinquedos manuais (25,6%) e eletrônicos (7,9%), além de itens de higiene e beleza (6,6%), devem ser os mais procurados pela população, com média de três presentes por cliente. Entretanto, 55,7% afirmaram que ainda não sabem o que comprar.  

Dos 21,7% que mencionaram que irão gastar menos neste ano, 52% sinalizaram que é por conta do aumento geral dos preços (inflação), 22,7% pela redução da renda familiar e 14,8% pelo aumento de outros gastos com a família.

“O aumento no preços dos produtos e serviços causados pela inflação prejudica as vendas, já que os consumidores comprarão menos quantidade ou itens de menor valor. Com isso, o tíquete médio cai um pouco, mas o resultado positivo no número de clientes a mais vai compensar e ainda gerar um crescimento no comparativo com 2020. Quase 85% das pessoas disseram que estão mais confiantes para o final e início de 2022, e esse otimismo é um dos principais fatores para estimular a economia”, analisa o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias do Sul, Carlos Alberto Cervieri.

Mais de 60% dos entrevistados afirmaram que consideram importante a decoração nas ruas e nos estabelecimentos, sendo que 84,7% compram mais presentes ou gastam mais em virtude do clima natalino e outros 84,3% se sentem mais à vontade para entrar nas lojas e ver os produtos. Entre os motivos que os ajudam a lembrar da data estão a época do ano (58,5%) e os empreendimentos enfeitados (17,8%).

“Este é um dado curioso, pois na pesquisa identificamos que a quantidade de pessoas que percebem as decorações natalinas na cidade dobrou neste ano, o que pode favorecer nas vendas para a data. Por outro lado, 29% ainda acham que têm pouca decoração nas lojas e casas, demonstrando que é preciso decorar mais a nossa cidade. Nos últimos anos, a CDL Caxias vem incentivando o comércio em geral e, de forma especial, estimulando e entregando às empresas associadas materiais para ajudar nessa sensibilização. Isso reflete a importância dos lojistas se engajarem, decorando suas vitrines e espaços em datas festivas, não só no Natal, como nas demais, para que, consequentemente, estimule os negócios”, complementa.

A pesquisa de intenção de compras da CDL Caxias foi realizada com 637 moradores de diferentes pontos de Caxias do Sul. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos.

Maior movimento nas lojas do Centro

Historicamente, assim como ocorre em outras datas comemorativas, as lojas físicas (62,8%) seguem sendo as preferidas na hora das compras dos presentes de Natal. Os estabelecimentos localizados nas ruas do Centro de Caxias do Sul devem registrar o maior movimento nas vendas, com 60,6% das intenções, seguido dos shoppings e centro comerciais (12,1%).

Entre os principais fatores para a escolha do local estão o atendimento (49,7%), o produto (20%) e a transparência, com a identificação clara dos preços (14,9%).

A pesquisa apurou que cerca de 18% dos entrevistados vão adquirir os itens em lojas virtuais, seja do município ou de outras cidades. O motivo principal para a escolha do digital está no preço, sinalizado por 36,2% das respostas.

“Em 2020, quando questionávamos os consumidores sobre a preferência do local, apenas 5,37% mencionavam as lojas virtuais. Hoje, 15,7% dizem gostar mais de comprar no digital e outros 17% citam ambos, tanto os espaços físicos como a internet. Isso mostra que, apesar de a grande maioria, ou seja, 62,8% (em 2020 eram 77%) ainda preferirem a compra nas próprias lojas, a população já está mais familiarizada com os canais digitais”, avalia o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias do Sul.

Ainda segundo o estudo, 73% das pessoas pesquisam os produtos antes de comprar, sendo que 45,5% buscam informações diretamente nas lojas, 19,9% nos sites dos próprios estabelecimentos e 18,4% em portais de pesquisa.

“65% dos consumidores pesquisam nas próprias lojas, seja no físico ou no digital. Por isso, é muito importante fazer um atendimento de excelência, com atenção e o acolhimento que os clientes merecem”, lembra Cervieri.

34% das vendas serão na semana do Natal          

Os caxienses manifestaram desejo de antecipar as compras para o Natal em relação ao ano passado. Um terço das vendas (34,2%) deve ocorrer entre 19 e 25 dezembro, sendo 16,2% na véspera ou no dia da celebração. Em 2020, a semana que antecedia a data representou 51% das escolhas.

Os principais meios de pagamento mencionados pelos entrevistados são o dinheiro, com 55,6% das intenções, seguido dos cartões de crédito (26,2%) e de débito (17,4%).

“A maior parte dos presentes serão para filhos e enteados (29,3%), parceiros (20,5%), pais (13,2%) e netos (10,2%)”, pontua o dirigente da CDL Caxias.

Do total de participantes, 38,8% disseram que não irão comprar presentes neste ano. Em 2020 o índice chegou a 46,35%. Entre as motivações estão a falta de dinheiro ou crédito (47,8%), outra prioridade (30,4%) e pelo fato de não comemorar a data (8,9%).  

FOTOS
Legenda: Vendas para o Natal podem ter um incremento de 5,7% no comércio caxiense.          
Crédito: Alencar Turella

Compartilhe esta postagem:

A MCom utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.