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#MComDáVoz: Tíquete médio no Dia das Crianças supera projeção e tem crescimento de 23,7%

#MComDáVoz: Tíquete médio no Dia das Crianças supera projeção e tem crescimento de 23,7%

Para agradar os pequenos e festejar o Dia das Crianças da melhor forma possível, os caxienses investiram em média, 23,7% a mais na comparação com a data do ano passado. O tíquete médio ficou em R$ 268,86, contra R$ 217,29 apontado pela CDL Caxias, na pesquisa anual de intenção de compras para a comemoração. aumento no gasto foi impulsionado pela maior movimentação em shoppings e centros comerciais, que com o arrefecimento da pandemia acabaram recebendo um número maior de consumidores.

De acordo com levantamento do Núcleo de Informações e Pesquisas da CDL Caxias do Sul, o resultado total de vendas ficou abaixo da pesquisa de intenção de compras, com o aumento de 7,18% enquanto a projeção inicial era de chegar a 37,31%. Mesmo com esse resultado tímido de crescimento, as vendas foram melhores ou muito melhores para 64% dos lojistas consultados em relação ao ano anterior.

Os resultados positivos foram relatados especialmente por empreendimentos localizados em shoppings e também por lojistas que apostaram na decoração das vitrines como chamariz. Cerca de 77% dos entrevistados afirmaram que decoraram os espaços como o ano anterior ou incrementaram a decoração em relação à 2020 com o objetivo de atrair mais clientes. A constatação vem ao encontro do que já havia sido apurado na pesquisa prévia com os consumidores, em que 47,9% afirmaram que a decoração das lojas aumenta a sua vontade de entrar e conferir as opções de presentes.

“O Dia das Crianças é sempre uma data que movimenta uma parte mais específica do comércio caxiense, onde crescem de forma significativa as vendas de brinquedos, roupas infantis e eletroeletrônicos focados em jogos e celulares. Neste ano, somente a comercialização de brinquedos registrou uma alta de 19,2%. Entretanto, em 2021, observamos um desempenho melhor nas lojas dos shoppings, que voltaram a receber um público maior, enquanto nas lojas do centro e bairros o resultado foi abaixo do que havia sido projetado”, contextualiza o coordenador de Tecnologia Informação e Inovação da CDL Caxias do Sul, Cleber Figueredo.

O levantamento apurou que 64% das empresas criaram descontos ou promoções para alavancar as vendas do Dia das Crianças. Atendimento digital, venda online ou comunicação digital foram utilizados por 95,35% das empresas. O aplicativo de mensagens WhatsApp, representou 46,51% das escolhas dos varejistas, seguido das redes sociais (44,19%) para divulgação dos produtos e da loja. O site próprio de vendas e os marketplaces de terceiros foram a opção de apenas 4,65% dos lojistas consultados.

“Por mais que a venda online auxilie nas comercializações, a maior parte delas é feita predominantemente na loja física. Mesmo assim, temos observado um crescimento nas ações de divulgação das plataformas online que acaba se refletindo nos negócios, já que para 27,4% das empresas tanto o atendimento digital, como a venda online ou comunicação digital com os clientes afetou positivamente o faturamento da data, contribuindo também para mais compras no ambiente físico. Mais de 36% dos entrevistados disseram que realizam poucas vendas pelo digital. Apesar disso, utilizam as ferramentas, muitas delas gratuitas, para divulgação dos produtos e anúncios da loja, atraindo mais consumidores para o espaço”, informa Figueredo.

Antecipação das compras ainda incipiente

Como já é tradicional nas grandes datas do varejo caxiense, a maioria dos consumidores deixou para a última hora o momento da compra. Metade dos lojistas afirmaram que houve maior procura dos produtos na véspera e no final de semana anterior à data, representando 95,5%. Essa constatação é diferente da projeção da pesquisa de intenção de compras, quando 67,1% disseram que comprariam uma semana antes.         

No levantamento com os lojistas, a antecipação das compras foi manifestada por apenas 22,1%. Mesmo assim, neste ano, 41% dos empreendedores entrevistados tentaram antecipar as vendas, seja por meio de posts em redes sociais (44,5%), vitrines decoradas (27,8%), promoções específicas (16,7%) ou em sorteios e brindes (11%). 

“As pessoas esperaram para ter certeza dos presentes e também para fazer pesquisas de preços, o que é muito importante em datas comemorativas onde existe uma grande demanda concentrada em poucas semanas. Esse atraso nas compras vai ao encontro da pesquisa prévia feita com os consumidores: 55,1% garantiram que se informam sobre os produtos e principalmente sobre os preços antes de efetuar a compra”, resume o coordenador de Tecnologia Informação e Inovação da CDL Caxias.

Venda de brinquedos aumentou 19,20%

Mesmo com o aumento nos preços, as grandes estrelas do Dia das Crianças continuam sendo os brinquedos. Neste ano, o aumento registrado nas vendas foi de 19,20%. Os produtos mais vendidos foram bonecas (27,8%), carrinhos (27,8%), jogos manuais, de tabuleiro, educativos e quebra-cabeça (22,2%), ursos de pelúcia (11,3%) e bicicletas (10,9%).

Já o setor de vestuário obteve um desempenho distinto entre as lojas dos shoppings e dos bairros. Enquanto as empresas com operações em shoppings manifestaram um aumento de até 50% nas vendas, alguns estabelecimentos sofreram uma redução de até 50% nas comercializações. Mesmo assim, o resultado geral deste segmento foi de um incremento de 8,1%.

Os conjuntos de verão femininos e masculinos de bermuda e camiseta foram os produtos mais vendidos (58,8%), seguido de vestidos (11,7%), sandálias e chinelos (17,6%) e tênis (11,9%), onde os calçados que acompanham um brinde próprio ajudaram na venda.        

“Mesmo com aumento de preço de alguns produtos, o resultado foi melhor nas lojas que se preocuparam com a decoração e com a entrega de brindes”, atesta Cleber Figueredo.

Os eletroeletrônicos e celulares apresentaram queda de 10,75% nas comercializações, principalmente em lojas menores, que sofreram com a falta de produto. Já as empresas de maior porte relataram um resultado melhor, com a antecipação de vendas, promoções e decoração das vitrines. Nesta categoria os produtos mais negociados foram celulares (43%), vídeo game e jogos (42,7%) e tablet (14,3%).

 

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Legenda: Venda no Dia das Crianças aumentaram 7,18% neste ano em relação ao ano passado
Crédito: Alencar Turella/CDL Caxias 


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