#MComDáVoz: Varejo caxiense comemora alta de 15,6% nas vendas do Dia dos Namorados
A decoração das lojas, o frio sem chuva e a divulgação dos produtos através das redes sociais foram fatores determinantes para alavancar as comercializações do Dia dos Namorados. Amostragem da CDL Caxias do Sul realizada com lojistas identificou alta de 15,6% nas vendas frente a data do ano passado. O volume ficou levemente acima do manifestado pela população na pesquisa de intenção de compras, que projetava crescimento de 14,5%.
O tíquete médio também registrou aumento de 10,1% no valor estimado, passando R$ 220,18 mencionados previamente pelos consumidores para R$ 242,47 gastos. Entre os itens mais vendidos para a data estão botas, sapatos, jaquetas, casacos, malhas, secador de cabelo, chapinha, celular, estufa, conjunto de joias e semijoias e flores (arranjos e de vaso).
“A explicação para o aumento do tíquete médio está no frio, nosso maior vendedor nesta época do ano. Logicamente, as baixas temperaturas fazem com que os produtos de inverno tenham mais saída. Além do aumento dos preços, normalmente estes itens também tem um valor agregado maior, o que faz com que os consumidores precisem desembolsar mais. Estabelecimentos que estavam preparados com opções de produtos para o frio tiveram um resultado melhor”, expõe Carlos Alberto Cervieri, gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias.
No levantamento realizado junto aos empresários dos segmentos de vestuário, calçados, beleza e cuidados pessoais, joias e relógios, floriculturas e eletroeletrônicos, 66,7% deles afirmaram que as vendas foram muito melhores ou melhores que em 2021, 14,3% disseram que foi igual e 19% pior. Entre os motivos para o resultado inferior, 33,3% dos lojistas alegaram que, pela data coincidir com o fim de semana, os consumidores optaram por fazer algo diferente ou em outra cidade, e outros 19% alegam o impacto do aumento dos preços e da inflação.
“Um dos segmentos mais afetados negativamente foram as floriculturas, pois o frio atrapalhou na abertura das flores e no cultivo de mais variedades”, relata Cervieri.
Mais de 65% das compras foram realizadas na semana, na véspera ou no dia, 20,7% foram nas duas semanas que antecediam a data e 13,8% ainda em maio.
8,7% das vendas pelos canais digitais
As comercializações pelos canais digitais estão ficando cada vez mais comuns. No Dia dos Namorados, 8,7% de todas as vendas foram através de plataformas on-line. Entre os recursos utilizados pelos lojistas caxienses, 46,2% negociaram por meio dos aplicativos de mensagens, 26,9% pelo Instagram, 15,4% pelo Facebook e 11,5% em site próprio.
“Os anúncios e as vendas pelo canais on-line são muito importantes, e vem crescendo. Seja para quem divulga os produtos nas redes sociais ou para as negociações que iniciam pelo digital e finalizam no presencial. Um bom atendimento é essencial”, estimula o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias.
Para 63,2%, decoração ajudou a vender mais
As decorações foram utilizadas como uma alternativa para entrar no clima do Dia dos Namorados e ajudar nas vendas para a data. Do total de entrevistados, 84,2% enfeitaram seus espaços, sendo que 31,6% disseram que adornaram ainda mais em relação aos outros anos. Segundo os participantes, a ambientação despertou o romantismo nos consumidores e colaborou para que 63,2% dos estabelecimentos vendessem mais.
“Na pesquisa de intenção de compras da CDL Caxias, 55% da população entrevistada já havia dito que o romantismo influenciava na decisão de compra, incentivando-os a criarem surpresas (54,80%), adquirirem mais presentes (26,20%) e comprarem itens mais caros (17,60%). A decoração das lojas ajudou a vender mais, pois despertou justamente esse sentimento de romantismo”, pontua Cervieri.
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Legenda: 84,2% dos lojistas entrevistados pela CDL Caxias enfeitaram seus espaços para o Dia dos Namorados, sendo que para 63,2% a decoração fez com que vendessem mais na data.
Crédito: Camila Ruzzarin/MCom Comunicação